Embora anteceda o Cubismo, o
movimento Art Nouveau teve alguma influência no gigantesco degrau construído
por Braque e Picasso em direção ao moderno design. Ao contrário da maioria das
correntes associadas ao movimento modernista, o Art Nouveau não foi dominado
pela pintura. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo,
Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard, Gustav Klimt, são identificados no caso, por
seus posters e objetos de decoração.
O Art Nouveau foi o primeiro
movimento orientado exclusivamente para o design. Por isso, seu estilo é
marcado, algumas vezes, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas
curvilíneas ou sinuosas. O Art Nouveau é importante para o artista gráfico por
causa do estilo que fixa a página impressa; por sua influência na criação de
formatos de letras e de marcas comerciais; por sua criação e primeiro
desenvolvimento dos modernos posters. O design gráfico foi também influenciado
pela contribuição do Art Nouveau, relacionando as áreas da moda, de tecidos e
mobílias, da mesma forma que o design de objetos populares, como vasos e
lamparinas Tiffany, artigos de vidro Lalique e estampas Liberty.
Da mesma maneira que muitas outras
inovações do design, os modernos posters tornaram-se viáveis em decorrência de
uma inovação técnica. A litografia colorida tornou-se disponível ao final do
século XIX, possibilitando aos artistas trabalhar direto na pedra, sem as
restrições retilíneas da impressão tipográfica. Outra influência que inspirou o
uso livre do espaço foi a súbita popularidade das estampas japonesas. É fácil
para os designers educados a sombra do Bauhaus e do Estilo Internacional
rejeitar o Art Nouveau como um exagero gráfico que nega os princípios básicos
do design contemporâneo. Todavia, a decoração é uma influência persistente na
comunicação visual e no design gráfico. Basta lançar um olhar, vinte anos mais
tarde, ao movimento Art Déco, para encontrar uma sequência dessa alternativa
puramente ornamental do design. Embora o Art Nouveau seja uma manifestação
típica do século XIX, podem-se encontrar traços desse movimento nos layouts
tipográficos dos anos 60 e mesmo da década de 70. Os trabalhados caracteres da
família de tipos Bookman, o arredondado da família Cooper Black e o
renascimento de alfabetos antigos e ornamentados, tornando possível pela
fotoletra e fotocomposição, tudo isso torna evidente a persistente influência
do estilo decorativo.
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